1649-014

Aqui suplantam-se os intelectuais...

quinta-feira, junho 08, 2006

Principio Hedonístico?

Já que algumas pessoas gostaram do meu ultimo post, decidi voltar a opinar sobre algo parecido.
Aposto que toda a gente sabe que se esta a realizar a 76ª feira do livro de Lisboa (até dá reclame entre as telenovelas das 21h as 22.30h, da novela das 22.45 as 23.30h e daquela que vai da 23.40h até à 0.30h!), aposto que toda a gente sabe onde é o parque Eduardo VII (aquele em que convêm, quando lá passamos a pé, ir de costas e junto à parede), então, porque raio é que a feira do livro esta às moscas???
Agora, assim de repente, apetece-me aplicar o modelo hipotético dedutivo de forma patética, utilizando a expressão de ordem da feira do livro:

Ler é poder.
As pessoas gostam de poder
Logo, as pessoas lêem!

Wrong!

Refutação claríssima por existir uma premissa completamente descabida: a que as pessoas gostam de poder! Quer dizer, que gostam não duvido, muitos são os que dizem “nasci para mandar”, agora, que o querem conquistar através do conhecimento e leitura não me parece. O que me parece, e desculpem a monstruosidade, é que muita gente ainda se dedica a ler – revistas – porque na casa de banho não há muitas coisas interessantes para fazer enquanto se está lá retido.

Tendo por base um estudo americano (fundo nacional para as artes) publicado em 2004, refere-se que “as pessoas que lêem por prazer têm muito mais probabilidades do que as pessoas que não o fazem, de visitar museus e assistir a espectáculos musicais e 3X mais probabilidades de se dedicarem a trabalho voluntariado por exemplo (!)”. Por outras palavras, os leitores são activos ao passo que os não leitores (aqueles curiosos, por exemplo, que ao verem um acidente abrandam para ver até que ponto foi a trancada, mas ao verem a feira do livro é mais curtido acelerar avenida abaixo), que representam grande parte/maioria da população caíram numa incontornável apatia.

Agora vou fazer outro silogismo, com base nas palavras de um antigo professor/explicador que tive, que me explicava que numa biblioteca poderíamos ter um tesouro:

As pessoas gostavam de poder ter tesouros,
Nas bibliotecas podemos encontrar tesouros
Logo, as pessoas costumam ir a bibliotecas.

Conclusão do senso comum aos silogismos: “ouvi dizer que não”.
A teoria boa (nas palavras do Sr. Prof. Menezes Cordeiro), é que existe uma divisão essencial na sociedade entre aqueles que são activos e para quem a vida é um acumular de novas experiências e conhecimentos, e aqueles, mais passivos, para quem a destreza é a empregada da família rica da novela “jóia de africa” e para quem a maturidade revela-se como um processo de atrofia mental. O fosso entre as pessoas do primeiro grupo e as do segundo e mais ou menos parecido à diferença entre os ricos e os pobres no Brasil: é assustador!

Bem, isto tudo a propósito da feira do livro? E o titulo, o que que tem a ver com o que eu tenho tado aqui a dizer? Eu quase estava tentado a dizer “não sei”, mas ouvi dizer que o hedonismo era um sistema filosófico que considerava o prazer como fim ultimo da vida… e ler não é prazer?? ouvi dizer que não... a maioria da populaçao diz isso! Então o que é ler? LER É PODER! Leiam e passem na feira do livro.

ps 1. Não, não tenho nenhuma barraquinha montada lá a vender livros, nem teria, porque os livros são tesouros e são poder!
ps 2. Ler é um prazer!
ps 3. Eu até dizia que ninguem vai à feira do livro com medo que o gang do bibi continue a actuar no parque, mas assim estava a dar um argumento (?) para quem não mete la os pés.

1 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Fique você sabendo, doutor Ricardo, que euzinha já fui à feira do livro e, contrariamente ao que diz no seu comentário, ela não estava nada às moscas , ainda que o sol estivesse abrasador e apto a torrar os miolos de qualquer leitor!
Por isso, apesar de concordar com a ideia principal da sua opinião - as pessoas, em geral, são comodistas, pouco activas e não gostam de ler - a verdade é que a feira do livro , não sei se na vertente de espaço de culto literário ou pura e simplesmente de sítio agradável para passear nos fins de semana, é ainda visitada por muita gente, que a continua a dar que falar:)

09:06  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial